domingo, março 18, 2007

Desafio à "descoberta de cada um e de todos" através da leitura, reflexão e escrita...

Meninos, são-vos apresentadas algumas frases/mensagens retiradas de textos poéticos de vários autores. Exorto cada um de vós a escolher aquela com que mais se identifica, justificando a escolha, através da opção "comentário". Posteriormente, terão oportunidade de confrontar as vossas argumentações com os textos de origem das mensagens e aferir a aproximação ou distância em relação à "intencionalidade" do poeta...


A – “O sonho é ver as formas invisíveis”

B – “O meu sabor é diferente”

C – “Só sei que tinha o poder de uma criança”

D – “não tenho rota marcada, ando ao sabor da maré”

E – “É uma escada em caracol e não tem corrimão”

F – “À sombra dos plátanos as crianças dançarão”

G – “ Irei beber a luz e o amanhecer”

H – “Esperança”

I – “ Ai que prazer”

J – “Porque é livre”

L – “Sonho, mas não parece”

M – “Triste de quem é feliz”

N – “Não são pepitas de oiro que procuro”

O – “E um menino de bibe”

P – “É em nós que é tudo”

Q – “por ti cheguei ao longe aqui tão perto”

R – “Sem querer a gente pensa”

S – “Sei a verdade e sou feliz”

T – “Quer nada: serás livre.”

U – “não é cansaço…”

V – “Sem a loucura que é o homem”

X – “Ogivas para o sol – vejo-as cerradas”

Z – “Uma ideia”

8 comentários:

Bem falar e bem escrever disse...

Não resisto a lançar um repto: não se assustem se, por ventura, algumas mensagens não vos dizem nada "ao princípio". Insistam e deixem o coração sentir e a razão pensar. Depois que se misture tudo. Às vezes o que não parece ter sentido é o mais significativo...Lembrem-se "é em nós que é tudo". Nem imaginam a vontade que eu tenho de comentar a mensagem que escolhi, mas só no final...

André Duarte disse...

Professora, não há nenhuma frase que considere que me caracterize a 100%, mas há uma que eu gosto bastante e que por vezes pode caracterizar-me, a frase C "Só sei que tinha o poder de uma criança". O comentário que tenho a fazer é que para conseguirmos realizar os nossos sonhos temos que nos esforçar e bastante. Na frase o poder da criança é representado como a capacidade que nós temos de fazer algo que queremos, neste caso é pequena, pois só com objectivos é que conseguimos ter mais força e poderes. Professora, não sei se concorda com o meu comentário. Ele ainda não está concluido pois não tenho tempo para mais

Baxtox disse...

“não tenho rota marcada, ando ao sabor da maré" na minha modesta opinião acho que esta é a frase que mais se identifica comigo, apesar de ter alguns objectivos traçados, são poucos, os outros vão sendo traçados conforme a vida deixar, portanto acho que ando um pouco ao sabor da maré.

sueli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
sueli disse...

“Esperança” identifico-me com esta frase, porque tenho muita esperança em relação à vida e tenho um grande amigo meu que vai-se embora com alguns dos seus colegas de tropa realizar uma missão... E ele vai ficar por la durante muito tempo e tenho esperança de que tudo corra bem tanto para ele como para todos os que vão... também tenho esperança
que a minha vida comece a correr bem e que seja feliz.

teresagomes disse...

Gosto bastante da frase
A – “O sonho é ver as formas invisíveis”. Acho que todos nós sonhamos acordados, e ao sonharmos acreditamos no invisível, no que não existe. Sonhar é bom, mas devemos ter consciencia de que muitas vezes aquilo que sonhamos não se virá a realizar. Mesmo assim temos de acreditar nos nossos objectivos e sonhos (desde que não projudiquem ninguém), tentando sempre concretiza-los para conseguirmo-nos sentir felizes.
Por vezes, ao sonho acreditamos em tudo o que não existe o que não é bom, temos de conseguir separar o que é real do que é ficção, ou seja as formas visíveis das formas invisíveis!

Anónimo disse...

“Sem querer a gente pensa”
á vezes pomu-nos a pensar sem saber bem porquê, e ficamos a pensar na nossa vida futura, como seremos quando formos mais velhos, que emprego é que teremos, muita coisa, o pensamento é infinito pudemos pensar em infimas coisas, mas normalmente só sonhamos coisas boas porque são as que no nosso dia a dia não conseguimos atingir, são coisas que sonhamos um dia puder alcançar, são coisas que parecem muito próximas quando sonhamos, mas que quando acordamos para a realidade estão muito longe do nosso alcance.
eu escolhi esta frase pois é a que acho que se idenfitica mais comigo, sou uma grande sonhadora e espero um dia conseguir atingir os meus objectivos "sonhos". beijos da Adriana Lage

katarinahenrikes disse...

"Esperança"
Esta foi a minha escolha, pois se cada um de nós não tiver esperança em si e nos outros,ñão seriam capazes de viver, pois a vida dá-nos muitos desgostos, que com ela vamos aprendendo.