domingo, março 04, 2007

Desafio à leitura: vamos adivinhar e comentar

O poema que a seguir se transcreve é de David Mourão-Ferreira. Falta-lhe uma palavra no penúltimo verso. Exorto-vos, meninos, para o comentário ao poema. Digam o que ele vos sugere e apresentem a solução para a adivinha que ele encerra. Tentem descobrir também todas as figuras de estilo empregues pelo poeta. Vamos lá:

É uma escada em caracol
e que não tem corrimão.
Vai a caminho do Sol

mas nunca passa do chão.

Os degraus, quanto mais altos,
mais estragados estão.
Nem sustos nem sobressaltos
servem sequer de lição.

Quem tem medo não a sobe.
Quem tem sonhos também não.
Há quem chegue a deitar fora
o lastro do coração.

Sobe-se numa corrida.
Correm-se p'rigos em vão.
Adivinhaste: é a ..................
a escada sem corrimão.

5 comentários:

Bem falar e bem escrever disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bem falar e bem escrever disse...

Olá meninos!

Bem falar e bem escrever disse...

Olá Meninos! Parece-me que estes comentários já podem começar a brotar!

Bem falar e bem escrever disse...

Estes comentários parecem não querer sair!!! Porque será?

Bem falar e bem escrever disse...

Vamos ver se agora se consegue...
O poema apresenta-nos a vida como uma escada em caracol e sem corrimão, recorrendo-se, por isso, à metáfora. Já repararam que podemos interpretar esta escada como difícil de subir e algo perigosa? Será que a vida não é assim, também? O nosso percurso é, muitas vezes, difícil, com obstáculos e com riscos... O poeta refere que a escada vai a caminho do Sol, o que pode querer dizer que se tenta ir mais longe, tem a ver com a realização dos nossos sonhos ("o sonho comanda a vida", como diz António Gedeão), mas nunca se passa do chão, o que parece paradoxal(contraditório, mas é mesmo assim, porque a vida é real, não se pode viver a vida em ilusão. Agora gostaria de ler e saber a vossa opinião, quer em relação a esta minha ideia (1ª estrofe), quer em relação às restantes estrofes. Quero que todos expressem as suas "leituras", o modo como interpretaram...