quinta-feira, abril 12, 2007

Conversa imaginária da Ministra da Educação com o Anjo e com o Diabo

(Maria de Lurdes Rodrigues, ministra da Educação em Portugal de Março de 2005 a Novembro de 2006, aparece na Barca do Inferno)

Diabo – Com que então, senhora ministra, nem se digna a falar comigo?


Maria de Lurdes Rodrigues – Para que preciso de falar contigo, Diabo? Eu fui ministra da Educação de Portugal e fui morta por um professor enfurecido, que espero bem que tenha tido o que mereceu… Melhorei, e muito, o ensino em Portugal. Porque razão hei-de ir para o Inferno?

Diabo – Professor esse que fugiu de Portugal e que acabou por dar o seu nome à escola na qual ensinava…

Maria de Lurdes Rodrigues – Não interessa. Não quero perder mais tempo contigo, ó Diabo. Eu já sei muito bem que vou para o Paraíso, portanto deixa-me ir embora…

Diabo – Como queira, mas se calhar ainda volta…

(A Ministra da Educação dirige-se à Barca da Glória)

Maria de Lurdes Rodrigues – Ó Anjo, deixa-me entrar, senão ficas a substituir o Diabo!

Anjo – Eu, deixar entrar uma tirana como a senhora? Alguma vez? Você vai é acompanhar o seu amigo José Sócrates…

Maria de Lurdes Rodrigues – Ó Anjo, eu acompanhá-lo-ei de boa vontade, desde que seja para o Céu. Eu fui nomeada ministra da Educação de acordo com a Constituição e apenas deixei de o ser porque fui morta por um professor enfurecido. Esse é que deve ir para o Inferno.

Anjo – Não se preocupe, que esse tal professor que a matou é mais um que vai acompanhá-la até ao Inferno.

Maria de Lurdes Rodrigues – Isto já parece um tribunal português! Isto não passa de um caso como tantos outros em que não se aplica a justiça.

Anjo – Olhe, eu sei que você gostava que eu lhe aplicasse a injustiça, como você aplicou nos professores e nos alunos de Portugal, mas aqui julgamos com justiça tanto as pessoas justas como as pessoas injustas, portanto pode-se retirar e retornar à Barca do Inferno, que é o sítio para onde vai, uma vez que será feita justiça.

(A Ministra retorna à Barca do Inferno)

Diabo – Bom dia, senhora ministra… Por aqui de novo?

Maria de Lurdes Rodrigues (enfurecida) – Sim, estou aqui de novo! Leva-me para o Inferno! Pelo menos poderei ver as outras pessoas do governo português!

1 comentário:

José Carrancudo disse...

A Ministra não tem culpa pois não sabe o que fazer; não é primeira, e provavelmente, nem a última, e tem que poupar dinheiro. Ora todos os governos dos últimos 20 anos contribuíram para o estado em que o sistema escolar se encontra.
Recentemente publicamos uma análise do sistema educativo, que identificou os seus problemas principais.
Infelizmente, vamos precisar de muito tempo para reconstruir tudo, desde a escola primária.